segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Objetivo do Blog

Boa noite, fazem 6 meses que estou planejando este blog, mas apenas agora posso dedicar tempo e atenção ao meu real objetivo. Durante todo este meu estudo sobre obesidade, dietas, exercícios e todos os cuidados com a saúde pude aprender que era necessário dedicar tempo para poder conseguir alcançar informações que pudesse não apenas me ajudar, mas que eu pudesse repassar para outras pessoas que assim como eu, também sofrem com o problema da obesidade. Durante 15 anos da minha vida eu lutei contra a balança, em alguns momentos com o peso apenas um pouco acima do aceitável, em outros tempos com um quadro de obesidade, entre dietas, cuidados e fases de extremo descuidado com a saúde, fui de sobrepeso a obesidade mórbida sem perceber que estava perdendo o controle de mim mesma. Sempre acreditava que ainda tinha o controle, fosse o tempo que fosse eu conseguiria fazer uma nova dieta e perder peso. Mesmo gordinha me achava linda e feliz, em momento algum achava que estava precisando de ajuda medica para perder peso, acreditava que aquela situação dependia unicamente da minha vontade de fazer uma nova dieta e ficar magra. Até que em 2010 me vi com um peso muito alto, durante algumas tentativas de perder peso senti uma dificuldade em manter me de dieta, em outros momentos o período de dieta não fazia tamanho efeito como antes, afinal eu agora não tinha mais o mesmo metabolismo que antes e tudo parecia mais difícil, em uma nova tentativa fui em busca dos inibidores de apetite. Durante uns 5 meses fiz uso de medicamentos sob supervisão medica, mas o resultado não foi o esperado, ao contrario perdi pouco peso e quando a medicação foi suspensa ganhei ainda mais peso. Ao invés de me ajudar aquele tratamento foi a gota que precisava para reconhecer que era hora de pensar em tudo que eu havia feito para a minha melhora e que não havia dado resultado e pesar se não era a hora de buscar ajuda profissional para que os resultados aparecessem de verdade. Em outubro de 2011 fiz uma dieta auxiliada por nutricionista, o resultado não foi o esperado, perda de peso lenta e com um sofrimento muito aparente. Não consegui levar a dieta por mais de trinta dias e a nutricionista me indicou ajuda psicológica, pois a perda de peso era muito grande para eu que estava cansada e desacreditada de que alguma coisa seria capaz de reverter aquele quadro em que eu me encontrava. A psicologa me indicou que eu fizesse uma pausa em tudo que eu havia feito ate aquela data, ja era dezembro e eu estava programando minhas ferias do trabalho, aproveitei o tempo para refletir na casa dos meus pais, ao lado das pessoas que eu amava para tomar uma decisão. Durante este tempo consegui ver todo o meu problema, eu estava com o peso muito elevado, me sentia feia, gorda, fracassada e sem coragem para mudar tudo aquilo, a essa altura eu já estava começando a sofrer as consequências de um corpo que sofria em silencio o excesso de peso que carregava. Minha família já sentia comigo os meus limites impostos pela obesidade. Era a hora de pedir ajuda a quem entenderia melhor o que eu passava e principalmente saberia como me ajudar de verdade. O próximo passo era escolher um profissional disposto a me ajudar de verdade, portanto seguimos em frente sempre.
Sempre fui feliz comigo mesma, mas chega um momento que precisamos de ajuda para sermos melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário