quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Aprendizado com a Gastroplastia

Tudo que pude aprender e guardar de todo o meu processo cirúrgico eu guardei, com o objetivo de nunca mais me esquecer de como cuidar de mim e de tudo que precisei passar para tratar minha obesidade.
Portanto, hoje escrevo o blog baseado nas informações que todos os profissionais de saúde que cuidaram de mim me passaram.
A cirurgia de redução do estomago envolve além da redução de peso, outras alterações que podem ser agressivas à saúde e que somente serão percebidas numa fase mais avançada. O fator emocional é fundamental e deve ser controlado para que seja preservado o equilíbrio entre disciplina e o controle da compulsão alimentar.
Objetivos do tratamento alimentar no pós operatório são:

* proporcionar uma readaptação do estomago, cuidando principalmente da cicatriz cirúrgica e evitando também alterações como náuseas, vômitos e diarreia;

* adequação na evolução das quantidades (volume) e consistencia dos alimentos ingeridos a favor de uma boa recuperação;

* incentivar um estilo de vida ativo bem como a mudança de comportamentos causadores da obesidade;

* qualidade nutricional, ou seja, exercite durante este período de adaptação de pós operatório, realize hábitos alimentares corretos, diferentes do período anterior a cirurgia.

No pós operatório imediato, primeiros 30 dias, a alimentação devera evoluir gradativamente e de acordo com a tolerância de cada individuo.
Esta evolução da dieta ocorre em 5 estágios:
1 - Liquida restrita;
2 - Liquida completa;
3 - Pastosa;
4 - Branda;
5 - Livre.

Lembrando que o medico responsável pela sua cirurgia é quem melhor define a ordem e a forma como conduzir sua alimentação no pós operatório.
Eu na casa de mamãe sob seus cuidados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário