terça-feira, 9 de outubro de 2012

Liberação para a Cirurgia Bariátrica

Bom hoje vou contar como foi a minha liberação para a cirurgia, no meu caso eu possuo plano de saúde, então desta forma procurei fazer todos os exames, consultas e afins dentro das possibilidades oferecidas pelo meu plano, mas para quem não tem plano de saúde, estes profissionais estão disponíveis também na rede pública de saúde quanto na rede particular, cabe a cada pessoa procurar aquilo que esta nas suas possibilidades de fazer.
Depois de passar por todos os profissionais nas áreas indicadas pelo meu cirurgião e fazer todos os exames necessários, voltei para a consulta onde constataríamos que eu estava apta a realizar o procedimento. E chegara a hora de solicitar a liberação do plano de saúde, a qual para a minha alegria não demorou muito, dei entrada na documentação solicitada pelo plano em um dia e exatamente 48 horas após, recebi a senha de autorização para a cirurgia. Começava ali a minha contagem regressiva para a cirurgia. Entre alegrias e nervosos agora faltava pouco para chegar a hora.
Se a bariátrica for a melhor saída, saiba que todos os convênios cobrem o procedimento (basta se enquadrar nos pré-requisitos).
O SUS também faz a operação, mas a fila de espera é longa (o que não quer dizer que não aconteça, porém temos que respeitar uma série de normas desta fila), o que pode chegar de um a três anos em algumas cidades. Para realizar a cirurgia pela rede pública de saúde, procure o centro de saúde da sua região e marque uma consulta com o médico responsável pelas avaliações para redução estomacal. Ele avaliará seu caso e encaminhará ao setor de exames e todos os demais profissionais que forem necessários. Após a conclusão do processo você faz o cadastro na fila e aguarda a sua vez.
Por padrão, a cirurgia bariátrica é indicada para quem tem índice de massa corporal (IMC) acima ou igual a 40 - Para saber o seu, divida seu peso pela sua altura ao quadrado. O procedimento é indicado também para pessoas com IMC entre 35 e 40 que sofram de doenças associadas à obesidade, como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos. Ainda assim, deve ser feita uma avaliação por medico, nutricionista e psicólogo para saber se ela é mesmo a melhor saída. Abaixo segue uma itens que tem que ser considerados antes de operar:
1- A pessoa deve ter tentado reeducação alimentar acompanhada por nutricionista e psicólogo por, ao menos, um ano;
2 - Prática de exercícios aeróbicos combinada à tentativa de reeducação alimentar para perda de peso sem sucesso;
3 - Caso esses métodos não funcionem, o acompanhamento de um endocrinologista é recomendado para buscar opções hormonais e verificar a possibilidade de uso de controladores de apetite;
4 - O uso do balão intragástrico, colocado por meio de endoscopia, reduz o apetite e é uma alternativa menos arriscada que pode ser tentada antes da operação.
Caso a pessoa não perca peso, deve considerar a cirurgia bariátrica como uma opção. Mas também tem muita gente que acha que a operação é uma forma simples para sair da obesidade. Na verdade, ela deve ser vista como a última opção, pois envolve riscos cirúrgicos e também um pós-operatório extremamente difícil, cheio de cuidados e exigências. Portanto cabe a cada pessoa pensar se realmente esta na hora de desistir da dieta e partir para a cirurgia.
Mas o essencial é ter consciência de tudo que a cirurgia abrange, desde seus benefícios até os cuidados e riscos.
Riscos da bariátrica:
Durante a cirurgia
* Infecções
* Hemorragias
* Embolia pulmonar
* Trombose

Pós-Cirúrgicos
* Falta de vitaminas e minerais, mesmo com a ingestão de suplementos
* Osteoporose
* Baixa imunidade
* Queda de cabelo e enfraquecimento das unhas
* Anemia
* Depressão e substituição da vontade de comer por compulsão por jogos, bebidas ou compras.

Portanto é fundamental durante todo o processo pré-operatório e pós-operatório que seja acompanhado por seus médicos de confiança, pois eles serão necessários durante toda a sua readaptação.

Até a próxima!
Bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário