sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Pré requisitos indispensáveis para a Cirurgia Bariatrica

Na primeira consulta é avaliado o IMC do paciente. Se esse estiver acima de 40 ou acima de 35 com 2 ou mais comorbidades associadas, há possibilidade de indicação cirúrgica (exceto crianças que passam por transformações globais e podem eliminar a obesidade naturalmente). Os adolescentes devem ser avaliados caso a caso.

Para que de fato a cirurgia seja necessária algumas condições precisam ser cumpridas:

a) Insucesso do tratamento clínico comprovado por endocrinologista .
Seria irresponsabilidade indicar uma cirurgia de grande porte e com riscos de vida sem antes tentar todos os recursos clínicos disponíveis. Alguns clínicos só consideram insucesso do tratamento quando o mesmo foi tentado por período de no mínimo 2 anos.

b) Avaliação Psicológica sugerindo que o paciente esteja seguro de si e que não seja portador de algum distúrbio psíquico grave. Fica claro que todo paciente obeso tem algum grau de compulsão alimentar que traz prazer. Por vezes esse é o grande prazer da vida dessas pessoas. A cirurgia bariátrica certamente não permitirá que o paciente continue tendo tal prazer. A intenção é que o paciente descubra novos prazeres após a cirurgia, como esportes, convívio social e profissional, namorar, etc.. Porém, existe um tipo de paciente obeso que não consegue ser feliz sem o prazer compulsivo da gula. Se esse paciente for submetido à cirurgia facilmente será vitima de insatisfação, depressão, etc..
Vale ressaltar que é necessário um preparo psicológico para que o paciente passe por essa mudança de forma serena.

O psicólogo precisa ter certeza que o paciente amadureceu bem a idéia da cirurgia e que não se trata de uma decisão em um momento de euforia (os obesos são compulsivos e sujeitos a fases maníaco-depressivas). Também, precisamos ter certeza que o paciente compreendeu que a cirurgia oferece riscos e que o seu sucesso depende muito da colaboração dele: não comer doces ou pastosos, comer apenas duas pequenas refeições por dia, comer bem devagar e mastigar muito bem os alimentos.

Cabe ao psicólogo conversar com o paciente sobre o uso de álcool ou drogas.

É fundamental que a família participe dessa decisão e é interessante que o psicólogo promova reuniões familiares para abordar o tema em grupo. Como o papel de suporte da família após a cirurgia é decisivo, é importante que todas as dúvidas da família sejam esclarecidas antes da cirurgia (ex. como ajudar em caso de vômitos, tristeza, etc.).
É adequado o termo  "Preparação psicológica préoperatoria". O psicologo deve preparar o paciente para as transformações que serão causadas pela cirurgia. Só devemos fazer o procedimento cirúrgico o paciente bem preparado e bem orientado, mas principalmente o paciente decidido e ciente de tudo que o procedimento inclui. Sem o “sinal verde do psicólogo” não é possível indicar essa cirurgia.
Uma vez constatado que o paciente tem indicação cirurgica (IMC acima de 40 ou acima de 35 com 2 comorbidades associadas) e que ele preenche os pré-requisitos (esgotar as tentativas clinicas e ter o sinal verde do psicologo) podemos iniciar os preparativos para a cirurgia.
Indiferente se a cirurgia será particular, por convenio ou pelo SUS, é muito importante respeitar os requisitos, pois não é um procedimento qualquer, trata se de um procedimento com efeitos para a vida toda.

Exemplos de cirurgias.
Texto e argumentos extraídos da internet. 

4 comentários:

  1. o assunto foi bem esclarecedor, pretendo fazer a cirurgia e estou bem ciente do que terei que enfrentar, mais me sinto preparada e anciosa.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, quando estamos iniciando nosso tratamento é otimo encontrar apoio e pessoas que nos acolham com palavras e incentivos, espero que tenha ajudado e o que precisar pode deixar aqui que terei maior prazer em ajudar!

    ResponderExcluir
  3. Oi Val, tudo bem? ótima reportagem, muito esclarecedor mo meu caso, mesmo. Mas no meu caso, meu IMC é de 37, e nao tenho nenhuma doença como diabetes, ou pressão alta, mas tenho muita dor nas pernas e nos pés, devido ao peso, vc acha que seria possivel realizar uma gastroplastia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelica, e um prazer ajudar. Estou bem gracas a Deus. No seu caso o mais indicado e que procure um medico especializado pois somente com a ajuda de outros medicos e exames sera possivel avaliar o seu caso em particular. Pois o excesso de peso pode desencadear doencas nas articulacoes e musculares. O melhor a fazer neste momento e procurar um bom profissional e ver o que ele vai lhe indicar. Espero ter ajudado! Bjus e boa sorte!!!

      Excluir